Vidro Soprado

A técnica de vidro soprado é uma arte, com segredos guardados que estão na posse de poucos artesãos. Requer muito movimento e o timing é crucial.

Tudo começa com a combinação de matérias-primas: areia, calcário barrilha (carbonato de sódio) e alumina (óxido de alumínio), que levadas a altas temperaturas, cerca de 1200º, se transforma num líquido transparente. Este é o processo de fundição.

O vidreiro artesão colhe o vidro fundido no forno com um tubo de metal a “cana do vidreiro” que tem que estar em permanente rotação e por onde sopra e molda o material. O ato de sopro – inflação, é a expansão de uma bolha de vidro derretida pela introdução de uma pequena quantidade de ar nela.

Vidro soprado Imagem Blog

Em Portugal a produção de vidro artístico, foi deslocada para a Marinha Grande por ordem do Marquês de Pombal, devido à abundância de matérias-primas na região.

Há muitas maneiras de aplicar padrões e cores ao vidro soprado, incluindo vidro derretido em pó ou pedaços maiores de vidro colorido. 

Os copos Verso da Companhia Atlântica, têm apontamentos de cor, originados pela adição de lascas de vidro colorido que são fundidos com o vidro transparente. Esta técnica de produção manual, dá origem a peças únicas e diferenciadas entre si.

Conheça a coleção Verso! Disponível em conjuntos de 2 ou 6 unidades, nas cores azul, verde e cinza.

verso

https://companhiaatlantica.pt/produto/copo-agua-30cl-verso-vidro-de-cor-pack-de-2/

https://companhiaatlantica.pt/produto/copo-agua-30cl-verso-vidro-de-cor-pack-de-6/

Presente de
Boas-vindas
10% desconto

Olá!

Subscreve a nossa newsletter e além de receberes ofertas exclusivas ainda beneficias de 10% de desconto na primeira compra!

Não enviamos spam! Lê a nossa política de privacidade para informação adicional.