O lenço dos namorados ou lenço dos pedidos, é uma peça de artesanato tradicional da zona do Minho, que remontam ao século XVII e XVIII.
Esta peça, feita a partir de um pano fino de linho ou algodão, era bordado de vários motivos e cores. Inicialmente, eram bordados com ponto cruz com as cores preto e vermelho. Com o passar dos tempos, foram adotadas outras técnicas mais rápidas e fáceis de bordar e com cores mais variadas.
As raparigas com idade para casar, bordavam os lenços com versos e desenhos para entregar ao seu amado que estava de partida. Os homens partiam para ganhar sustento noutro lugar, para a guerra ou para embarcarem em navios na aventura da expansão. Na hora da despedida, a rapariga apaixonada entregava o lenço ao seu amado, como uma carta de amor indestrutível.
O lenço, composto por quadras e símbolos, tinha muitas vezes erros ortográficos devido à fraca literacia da população nessa altura.
A tradição ficou, e as raparigas solteiras quando gostavam de um rapaz, ofereciam-lhe um lenço bordado. Caso o rapaz o usasse em público, por cima do casaco, no pescoço, na aba do chapéu ou até na ponta do pau que costumava trazer consigo, mostrava que tinha dado início ao namoro. Caso o rapaz não estivesse interessado, devolvia o lenço à rapariga.
Este lenço era uma espécie de anel de noivado, que era oferecido pela mulher!
Barco que vais para o mar
deixas no cais a saudade
de quem quer sempre lembrar
teu abraço de amizade.
A Companhia Atlântica inspirou-se nos lenços dos namorados, para criar peças que são lindas sugestões de prendas: um avental, um individual de mesa e uma luva de forno, tudo 100% em algodão
Avental Algodão AZULEJO – Lenço dos Namorados
Individual Algodão AZULEJO Lenço dos Namorados – conjunto de 2

Conjunto 6 Fragrâncias Lar "Dia Na Praia"
Pack Essência- 2 Ambientadores + 2 Velas Aromáticas
Sabonete Chá Branco ROSSIO
Pack Tulips - Avental + Assadeira
Caixa de Óculos Azul AZULEJO
Jarra 28cm BAGA
Bálsamo Labial Azul Baunilha AZULEJO
Estojo de lápis "Adoração Magos" PRADO
Pack NAMORADOS - Avental + Luva + Individuais
Pack NAMORADOS Caixa jóias + Sabonete + Bálsamo Labial
Taça Ø18 GYM Cream
Pack Flores - Ambientador + Vela + Sabonete + Prato
Tigela PLANTOIR
Pack Sabonete & Vela Flores de Sândalo LIMITED EDITION
Conjunto de Café PLANTOIR - 5 peças
Tábua Ø34cm Carvalho BOSCO
Taça Cereais GIRO - conjunto de 6
Jarra 18cm BAGA
Prato de Pão GIRO - conjunto de 6
Pack Saco compras GRANADA Alicatos - Lenço Azul Almond + Lenço Sunflower
Saleiro e Pimenteiro Laranja NATURE
Vela Fleur D'oranger NABIS
Copo Água VERSO - Conjunto de 2
Sabonete ROSA GALICA
Prato de Jantar GIRO
LISO Prato Sobremesa Ø21cm creme/branco
Pack Sabonete & Bálsamo Labial NAMORADOS








